terça-feira, 19 de junho de 2012

Dos desejos: Gênesis - Robert Crumb




Sinopse:
Ao longo dos séculos diversos artistas se dedicaram a ilustrar Gênesis, o livro inicial da Bíblia, aquele que conta a origem de tudo. Adão e Eva, Caim, Abel, Noé, Abraão, Sara, Jacó, José são dos personagens mais retratados em pinturas e esculturas. Agora, no século XXI, aquele que é considerado não só o maior quadrinista do planeta, mas, para muitos, o maior artista vivo do Ocidente, resolveu realizar sua obra máxima, uma versão em quadrinhos com o texto integral de Gênesis. Durante mais quatro anos, Crumb se dedicou a um estudo profundo nas pesquisas mais atuais a respeito do texto bíblico, à iconografia clássica e em um material fotografico imenso da chamada Terra Santa.




Eu nunca fui uma aficcionada por quadrinhos. Essa é uma paixão recém-descoberta, já que a minha intensa curiosidad começou pelas HQ do Manara e por Sandman, do Neil Gaiman.
No entanto, pelo fato de gostar de ler sobre religiões, como disse no post abaixo, fiquei intrigadíssima por ler Genesis por Robert Crumb. Ainda mais por ele ser famoso pelo estilo corrosivo, underground e pornográfico, além do fato de ser assumidamente gnóstico; para ele “a Bíblia não é a palavra de Deus. É a palavra dos homens”. “A ideia de milhões de pessoas tomando a Bíblia tão seriamente é totalmente louca”. E acrescentou: “A Bíblia não precisa ser satirizada. Ela já é totalmente louca”. E tudo isso só o levou a ser fiel ao Livro do Genesis. Criou uma depois de uma intensa pesquisa sobre os atuais textos bíblicos, a iconografia clássica e um imenso material fotográfico da Terra Santa. No entanto, foi depois de um sonho, que ele alega ter tido com Deus, que resolveu representá-lo da forma como esse se mostrou em sonho: de uma forma bem humana, representando-o como raivoso, vingativo e manipulador.
Confesso que tudo isso aguçou e muito a minha curiosidade por esse livro!




PS: Consegui o e-book dele, mas a cada página lida, quero mais o exemplar de papel mesmo! ;oD



Especificações técnicas:
ISBN: 857616339x
ISBN-13: 9788576163398
Idioma: Livro em português
Encadernação: Encadernado
Dimensão: 27 x 21 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2009
Editora: Conrad
Número de páginas: 216

Nenhum comentário:

Postar um comentário